Atividade destinada ao 7° ano do Nível Fundamental
Objetivos:
Levar os alunos a formarem conceitos geográficos a partir de notícias retiradas de jornais, revistas, etc.;
Mostrar que a notícia veiculada pelos meios de comunicação tem por traz um interesse ideológico, que pode ser desmascarado por meio do olhar crítico-geográfico dos fatos.
Procedimentos:
Recortar de jornais e revistas 2 duas notícias diferentes com 3 imagens referentes a cada notícia; com uma cartolina, folha de papel ofício A4 ou folha de caderno (colar no mínimo 4 folhas); Colar as notícias e as imagens referentes às notícias na cartolina,ou folha de papel ofício A4, ou folha de caderno; depois é só pôr a legenda nas imagens; E o passo seguinte é formar um conceito geográfico com base nas informações extraídas das legendas das imagens.
Questões:
1) De que modo a mídia e as notícias veiculam os conteúdos geográficos?
R: Na maioria das vezes a mídia distorce os conteúdos geográficos em prol de seus interesses, suas ideologias e pontos de vistas que sirvam para reforçar seus ideais.
2) É possível reler as imagens na perspectiva teórica da Geografia?
R: Sim, através do olhar crítico da Geografia, questionando se as informações veiculadas são verídicas, pode-se perceber o que está por trás de cada imagem.
Conclusão:
Através de cada notícia que a mídia mostra pode-se aplicar o conhecimento geográfico e revelar o real jogo de interesses que está oculto tanto nas imagens como também nas informações veiculadas pela mídia.
Tempo Previsto: 50 minutos
Materiais: Cartolina, papel ofício A4, folha de caderno, revistas, jornais, lápis, borracha, tesoura sem ponta, cola de papel e caneta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário