Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

QUADRO COMPARATIVO (prática n° 1)


                Geografia Tradicional                                   Geografia Renovada
        
Quadro e Giz
                       
Recursos Tecnológicos











Método Tradicional
GEOGRAFIA TRADICIONAL

Aula
-Baseada na memorização e descrição das informações;
-Não enfatiza a compreensão do saber acumulado pelo aluno.

Postura do Professor
-Preso ao livro didático;
-Autoritária;
-Visão fragmentada da Geografia física e humana;
- Didática militarizada.

Recursos Didáticos
-Quadro negro; 
-Giz;
-Livros;
-Mapas.
Concepção
-Clássica

Método Teórico-prático
GEOGRAFIA RENOVADA

Aula

-Envolva o aluno de modo que teoria e prática estejam interligadas para que o saber pedagógico atenda as necessidades do mundo atual, contribuindo para a formação crítica do cidadão;
-Utilização de jogos;
-Aulas práticas.

Postura do Professor

-Olhar crítico diante dos conteúdos a serem abordados em sala de aula, possibilitando a (re)construção dos conteúdos, onde aluno e professor sejam sujeitos ativos neste processo.

- Necessita refletir sobre as concepções pedagógicas que perpassam a relação teoria prática;
Recursos Didáticos

-Quadro negro;  Giz;   Livros;  Mapas;  Retroprojetor;  Data show; Computador;  Internet, etc.
Concepção
Compreensão das questões sócio-econômico-ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visitas recentes